Bem-Vindo à CLINIPOUSOS | Tudo por um Sorriso Perfeito

Clinipousos

Perguntas Frequentes

Perguntas | Repostas


A Amálgama dentária, vulgarmente conhecida como chumbo, é perigosa?
De acordo com estudos científicos aprovados pela Direcção Geral para a Saúde e Consumidor da Comissão Europeia (CE) não existe justificação clínica para a remoção de restaurações em amálgama, clinicamente satisfatórias, excepto nos casos de doentes alérgicos aos seus componentes.
A partir de que idade devo levar o meu filho ao dentista?
A partir da altura em nasce o primeiro dente decíduo - “de leite”, os pais devem levar os filhos ao dentista, tendo o cuidado de higienizar a cavidade oral desde o nascimento. É importante estabelecer um programa preventivo e interceptar hábitos que sejam prejudiciais. Além de observar o estado de saúde oral, a consulta de medicina dentária ajuda a melhorar as técnicas de escovagem e são dadas todas as instruções sobre higiene oral. Estas visitas servem também para criar um ambiente de confiança e à vontade entre a criança e o médico.
Fazer uma limpeza (destartarização) desgasta os dentes?
Não, não há qualquer problema em fazer destartarizações regulares. Passar muito tempo sem o fazer é que pode ser prejudicial para os dentes pois pode aparecer uma gengivite (infecção generalizada das gengivas), ou até mesmo aparecer uma periodontite de nome popular “piorreia” (doença das gengivas e osso) podendo levar à queda dos dentes.
É normal que a gengiva sangre?
Não. O sinal que mais precocemente nos avisa da existência de problemas gengivais é a ocorrência de sangramento espontâneo ou durante/após a escovagem. Uma gengiva que sangra pode apresentar uma gengivite (inflamação gengival) ou uma periodontite (doença da gengiva e osso).
Durante a gravidez os dentes enfraquecem porque há perda de cálcio para o bebé?
Não. O cálcio está presente nos dentes da mãe, de forma estável e cristalina, não sendo disponível para a circulação sistémica. A gravidez não propicia aumento de incidência de cárie dentária pode apenas e devido às alterações hormonais, a gengiva doer e sangrar facilmente. Esta situação agrava-se se não existirem cuidados adequados de higiene oral.
Os branqueamentos dentários são eficazes e seguros?
Existem hoje diversos materiais e técnicas de branqueamento. O cuidado passa pela selecção e uso correcto para que haja um resultado seguro. Embora existam disponíveis no mercado diversas opções, aconselhe-se com o seu médico dentista sobre o assunto. Opte por um produto certificado e sujeito a controlo.




Marque a Sua Consulta

Dispomos de um método fácil e rápido para a marcação de consultas.

Marcar através de chamada 244 856 831